terça-feira, 9 de novembro de 2010

Diferenças entre Portugal e Suiça

Hoje vou falar das diferenças culturais (ou não) entre Portugal e a Suiça.. As diferenças que vão ser referidas são as que eu encontrei nestes dois meses de vida auperiana.. de certeza que mais virão! E quando isso acontecer eu virei aqui falar acerca delas.

* O preço das coisas aqui são mt mais altos (comida, roupas, transportes, entre outras coisas)! Mas tb não podemos esquecer que o ordenado também é mt mais mais alto (mt mesmo!! também não é dificil comparando com a miséria de ordenado minimo em Portugal!!)

* Existem playgrounds para as crianças por toda a parte

* Em algumas lojas e algumas grandes superfícies comercias existem televisores a passar desenhos animados para as crianças

* O kindergarden (jardim de infância) funciona só de manha, normalmente das 8h30 às 11h45, e uma vez por semana de manha e à tarde (das 13h45 - 15h25) Em Portugal é o dia todo, em mts deles das 7h30 às 20h

*Aqui as pessoas bebem mais água com gás que em Portugal (se bem k comparado com os alemães não é nada..lol)

* As crianças tomam (pelo menos as minhas) tomam banho apenas um vez por semana (o.O)

* A comida é mt básica, quando digo básica entenda-se que se resumem quase sempre aos mm ingredientes (cozinhados de forma diferente) e ou então a comida pré-feita. Cozinhar aqui resume-se a comprar os molho já feitos cozer o que têm a cozer e misturar! lol (pelo menos tenho a tarefa de cozinhar facilitada..hahaha

* Tv prejudica a criatividade das crianças (o que eu concordo plenamente dependendo do tempo e do que assistem), por isso nada ou quase nada de tv para as crianças. Eu deixo as minhas verem quase todos os dias entre 15 a 30 min mm antes de irem para a cama (tb é uma forma de negociar com eles, para comerem tudo e arrumarem os brinquedos deles), mas só lhes mostros bonecos para a idade deles, sem violência e educativos e também documentários da vida selvagem..hehehe

* Transportes públicos aqui são um show (apesar de caros). São pontuais, com condições e com ligações para todo lado. Mas não existe metro em toda a Suiça, existem trams (eléctricos).

* Os transportes públicos também são o principal transporte dos suiços. Eles usam mm mt o comboio!

* As pessoas aqui têm hábitos mais saudáveis, são mt mais activas! Andam mt de bicicleta, correm, fazem caminhadas, andam de patins em linha, desde os mais pequenos até aos mais velhos, aliás são mm os mais velhos os mais activos (BIG diference from Portugal).

* Os animais são respeitados e amados, aliás até pagam impostos e transportes públicos (pelo menos os cães)!

*As crianças jantam às 18h e às 20h já estão na cama (pelo menos as minhas)


Bom, essas são as diferenças que encontrei até agora.

Agora vou para a rua com os meus meninos aproveitar o solinho (apesar do frio)






2 comentários:

  1. Muito bom saber as diferencas entre Portugal e a Suica.

    E entao fazes muitas comprinhas por ai? Quais as lojas que vais?

    Beijnho

    ResponderExcluir
  2. Ola,

    Gostei muito do teu artigo, eu nasci e vivi na suiça durante 16 anos, estou em portugal a 3 e espero que continues a escrever sobre essas diferenças para que talvez alguns portugueses ponham a mão na consciência e ficarem mais parecidos com os suíços.

    continua..

    ResponderExcluir