terça-feira, 15 de junho de 2010

Como tudo começou..

Como tudo começou.. não é desconhecimento de ninguém como o nosso país vai e como a maioria dos licenciados andam neste país.. desempregados ou então a trabalhar em outra coisa que não a sua área.. pois este é o meu caso. Após 2 anos de ter terminado o curso continuava a trabalhar num hostel como recepcionista e apesar de até gostar do trabalho via-me a estagnar ali.. por mais tentativas que fizesse para tentar encontrar trabalho como psicóloga (leia-se trabalho remunerado) as respostas eram só duas: ou não havia resposta ou então "neste momento não estamos à procura de ninguém na sua área mas guardaremos o seu currículo"!
Pois bem, principalmente por esta razão é que me coloquei à procura de empregos fora do país. Primeiro como psicóloga mas após pensar um pouco, seria um grande risco trabalhar fora do meu país como psicóloga visto que o meu inglês técnico é nenhum.. Foi então que me lembrei de procurar um emprego que me possibilitasse melhorar o meu inglês, e após alguma pesquisa dei de caras com o programa de Au-Pair. Este programa é muito popular nos EUA onde muitas meninas brasileiras tentam a sua sorte como Au-Pairs, e foi através dos blogs de algumas delas que fui percebendo como tudo funciona. A maior parte delas vai para os estados unidos através de uma agência, que lhes trata de quase tudo. Então comecei á procura de uma agência em Portugal e apenas encontrei uma e única até agora: Multiway.
A Multiway é uma agência sediada em Lisboa (sorte a minha que vivo em Lisboa), e assim que tive oportunidade fui aos seus escritórios onde fiz logo um pequeno teste de inglês para avaliarem os meus conhecimentos e uma entrevista em inglês. Fiquei de voltar lá no final do mês para fazer um pagamento para eles poderem mandarem o meu processo para os estados unidos (sim, eles ajudam mas tb temos que pagar a inscrição na agência e um valor de 500 dolares que são devolvidos no final do programa). Mas até ao final do mês ainda faltava algum tempo, isto deu-me para repensar se era realmente isto que queria.. afinal não.. pelo menos para os estados unidos.. não pelo país em si mas pela distância.. teria que deixar família, namorado e amigos para trás.. Para quem me conhece bem sabe que eu sou mt agarrada às minhas origens.
Ao fim de um tempo, ao ler alguns blogs emcontrei um site muito bom para quem quer ser Au-pair: GAP (www.greataupair.com). Neste site estão registadas centenas de famílias e au-pairs de todo o mundo. Eu fiz o meu profile e escolhi 4 países da minha preferência: EUA, Suiça, Inglaterra e Espanha. Os estados unidos escolhi como ultima opção, a suiça escolhi porque o meu namorado vive e trabalha lá(assim poderia estar mais próxima dele) e os outros dois escolhi por afinidade..lol. Ao final de um tempo já estava em contacto com algumas famílias e por incrível que pareça todas elas viviam na Suíça. Agora já tenho tudo acertado com uma família de lá e ainda esta semana assino os contratos :)

Vou ficar por aqui porque este post já se tornou mt comprido e talvez até um pouco chato.. :p
Num próximo post irei falar um pouco da família e de como chegamos a um acordo.

Até jahhh ;)

3 comentários:

  1. Olá Mónica descobri o teu blog através do blog da Diana... Eu sou Au Pair nos EUA. Só por curiosidade... como funciona quando vais sem agência? falaste dos contractos... quem regula? como é que foi o processo? E vais viver perto do teu namorado? isso é que foi sorte! :) quando vais? Espero que corra tudo bem :)

    Filipa

    ResponderExcluir
  2. Olá Filipa,

    Acho que já ouvi falar de ti..heheh Como tá a correr a tua experiência? em que cidade estás?
    Sobre as tuas dúvidas algumas penso que já esclareci num novo post..
    Simmm, vou pa bem mais perto do meu namorado :D Vou em Agosto (para tar uns dias com o meu babe) e começo dia 1 de Setembro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Sendo assim tu foste au pair sem agencia, através do GAP? Que documentos tiveste que ter para poderes ser au pair, visto que estamos na europa nao sei se os documentos sao os mm do que ir para os eua? beijinhos

    ResponderExcluir